|
 |
|
|
 |
|
A par do desenvolvimento económico e do aquecimento global, observam-se mudanças profundas nos comportamentos das populações não só humanas como na de vectores, de outros animais e seres vivos, com grande impacto em Saúde Pública. A emergência e reemergência, em países desenvolvidos, de zoonoses que se julgavam apanágio apenas de países pobres, com serviços de saúde débeis, questionam directamente não só a organização e o enquadramento científico de tais serviços, como também o ensino da Saúde Pública como ciência de prevenção da saúde.
A interligação evidente do ressurgimento de zoonoses a praticas de produção animal, ao aquecimento e alterações climáticas e às migrações humanas, a alterações de hábitos de consumo e de comercio de bens alimentares, clama para uma maior sinergia de conhecimentos entre diferentes profissões com responsabilidades na Saúde Pública.
Apesar de se falar há muitos anos nas vantagens do trabalho interdisciplinar, este tipo de colaboração não é, a nível mundial, uma prática corrente, começando o divórcio geralmente a nível do ensino das diferentes profissões, onde tal necessidade não é assumida, e muito menos incentivada.
Estratégias internacionais de ensino que promovam o fortalecimento de futuras redes de epidemiovigilância e consequente adopção precoce de medidas preventivas, são urgentes, por os processos de mudança de mentalidades serem os mais morosos.
SAPUVETNET III tem como objectivo geral contribuir para o desenvolvimento da educação superior no âmbito da Saúde Pública Veterinária (SPV) através da cooperação entre a Europa (UE) e a América Latina (AL), de modo a formar profissionais capazes de avaliar e solucionar problemas de Saúde Pública dentro do conceito de Saúde Global. Para que tal seja exequível há necessidade de tornar comparáveis as normas de creditação em Saúde pública entre a América Latina e a União Europeia.
Com este objectivo em mente o Projecto SAPUVETNET deu início ao desenvolvimento da interface animal-homem-meio ambiente, de modo a promover e desenvolver o conceito de Saúde como um bem dependente, a nível global, de diferentes variáveis e portanto com diferentes responsáveis (Um Mundo, Uma Saúde).
Os objectivos propostos no projecto corporizam e, a serem implementados, darão sustentabilidade futura a alguns dos objectivos de desenvolvimento para o milénio.
A constatação de que os objectivos propostos para o Milénio parecem ainda mais difíceis de alcançar agora, do que no ano 2000, apenas nos deverão fortalecer a vontade de implementar medidas a nível do ensino da Saúde Pública Veterinária, que reforcem as competências de futuros profissionais, aumentando assim a probabilidade de estes os poderem vir a viabilizar, contribuindo para a redução da fome, da mortalidade infantil e da pobreza. |
|
|
 |
|
O Projecto Sapuvetnet III tinha, para o seu primeiro ano de actividades, os seguintes objectivos específicos, para o que desenvolveu actividades diversas, como a seguir se enumeram:
1. Promover a cooperação e inter relações entre redes e instituições entre e dentro das duas regiões (AL e EU).
- Aumentou o número de participantes, de modo a mais facilmente conseguir a replicação das metodologias de ensino e análise, desenvolvendo e aprofundando as sinergias já existentes.
- A adesão do Concelho Nacional de Decanos de Ciências Veterinárias (CONADEV) ao Projecto SAPUVETNET III.
- A adesão do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) do Brasil.Primeira reunião do Projecto SAPUVETNET III em Bogotá
- Interacção entre redes latino americanas e o projecto. Com a desão das redes SISPVET (Sociedade Inter-americana de Saúde Pública Veterinária), Coopevet e REDSPVET, este objectivo foi alcançado.
- Por iniciativa de alguns profissionais da América Latina está em formação a Sociedade Iberoamericana de Epidemiologia, subscrita por vários dos participantes do Projecto Sapuvetnet.
- Foi Implementada na plataforma moodle www.projectos.moodle.uevora.pt, espaço de trabalho individual por grupo, onde todos podem trocar ideias, organizar uma biblioteca virtual e desenvolver os trabalhos agendados.
- Foram organizadas 2 conferências electrónicas, amplamente divulgadas que permitiram o conhecimento e contacto com outras instituições.
2. Contribuir para a criação de um espaço comum de Educação Superior em Saúde Pública Veterinária, não só na América Latina como reforçar as sinergias dentro do Sistema da União Europeia com outras organizações não pertencentes ao Sistema.
- A segunda reunião do projecto projecto foi realizada em Brasília, no Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) órgão que tem a seu cargo uma função fiscalizadora sobre o exercício da profissão e portanto do exercício da Saúde Pública Veterinária. Este aspecto é particularmente importante para o objectivo expresso, já que o Brasil possui acima de 140 Faculdades de medicina Veterinária.
- Elaboração e apresentação de dois posters, um em Thessaloniki /Greece eoutro em Portugal, que tiveram como objectivo dar a conhecer o Projecto e incentivar a adesão de novos participantes.
- Participação na reunião da OIE em Paris, que teve como objectivo traçar as principais directrizes para a saúde Pública Veterinária.
- Aquisição de bibliografia desenvolvida pela OIE e que tem o mesmo objectivo do projecto.
- Participação como projecto em duas Mesas Redondas do I Congresso Internacional de Saúde Pública-Bonito, Brasil, onde foi possível promover os objectivos do projecto.
3. Promover a modernização do curriculum de Saúde Pública Veterinária em Instituições de Ensino Universitário da América Latina.
- Foi dado início à discussão sobre aspectos essenciais num currículo de Saúde Pública Veterinária.
- Desenvolvimento de novas metodologias de ensino.
- Implementação de 8 grupos de trabalho, com diferentes áreas e abordagens.
4. Apoiar as Instituições de Ensino Superior da América Latina na criação de condições para um futuro reconhecimento dos títulos profissionais, graus e diplomas.
- Durante a reunião de Bogotá foi também decidida a elaboração de um manual de apoio e a definição de um curricula mínimo com creditação de horas e créditos para Saúde Pública Veterinária, que darão sustentabilidade a este objectivo.
5. Encorajar o desenvolvimento de recursos humanos na área da Saúde Pública (Médicos e Veterinários) a reunirem-se na resolução de problemas comuns (ex. zoonoses, e outras áreas dentro do conceito de Saúde Global).
-
Foi realizada a Conferência electrónica sobre raiva, que decorreu de 1 a 7 de Junho de 2009 http://projectos.moodle.uevora.pt/course/view.php?id=82
- Foi realizada a Conferência electrónica intitulada “A New (Veterinary) Public Health: strategies and interactions between Animal Health and Human Medicine”. Que decorreu de 7 a 11 de Dezembro em: http://agora.tidia-ae.usp.br/portal/site/99cc5831-82aa-4521-9e4e-4c42e7a11609. Esta conferência estava marcada para decorrer de 25 a 30 de setembro, mas por dificuldades de organização teve de ser adiada 2 meses.
- Foram desenvolvidas actividades com os estudantes de modo a promoverr o gosto pela Saúde Pública e a sua ligação à comunidade.
- Foram realizadas conferências e palestras sobre diferentes temas da actualidade: raiva e Gripe A (Universiade de La Salle (Colômbia), Universidade Cayetano Heredia (Peru) e Universidade de Évora (Portugal).
- Convidar Instituições de ensino congéneres da área da Medicina e Saúde Humanas, estimulando a sua participação na resolução de problemas comuns.
- Com este objectivo foram contactadas várias instituições ligadas ao ensino de medicina, tanto na América Latina como na Europa.
6. Dar visibilidade ao programa através da disseminação de documentos e materiais produzidos com livre acesso através da Internet, estendendo a experiência obtida a outros interessados.
- Foi desenhado e aprovado o logótipo do projecto SAPUVETNET III.
- Deu-se início ao desenvolvimento de uma página web, que possa reflectir todo o trabalho realizado no âmbito do projecto: http://www.sapuvetnet.org/ .
- Foi realizada uma Conferência sobre a raiva.
- I Congresso Internacional de Saúde Pública Veterinária em Bonito, Brasil. Conferência One World One Healh“A New (Veterinary) Public Health: strategies and interactions between Animal Health and Human Medicine”.
- SAPUVETNET III juntou-se à lista de supporters do Projecto One Health Initiative www.onehealthinitiative.com .
- Produziram-se na Universidade de Turim, integrante do Projecto,3 DVD sobre as praticas de abate, falados nos três idiomas oficiais do projecto (Inglês, Espanhol e Português).
|
|
|
 |
|
Ao longo deste período o trabalho realizado pelo projecto manteve-se de acordo com os objectivos propostos e tem vindo a contribuir para o atingir dos objectivos de desenvolvimento do milénio, através do fortalecimento do conceito de UMA SAÚDE. Criaram-se essencialmente fortes laços entre as universidades Sul Americanas e Europeias e aprofundaram-se objectivos e metodologias para um melhor ensino da SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA(SPV).
De uma forma geral, as principais actividades desenvolvidas ao longo do ano foram:
- Acordou-se entre todos os membros do projecto um curriculum mínimo necessário para a educação do médico veterinário em SPV. A proposta foi apresentada aos delegados das Universidades latino-americanas na conferência PANVET, em Lima, Peru. Representou o primeiro passo numa tentativa para estandardizar o nível de conhecimento em SPV e, assim, o primeiro passo em direcção a uma possível acreditação futura entre a América Latina e a Europa.
- A terceira conferência electrónica “Uso prudente de antimicrobianos nos animais: solução ou utopia?” foi levada a cabo para o público em geral de 25 a 28 de Setembro de 2010. A iniciativa contou com 86 participantes de 14 países diferentes.
- Foi publicada a revista “Sapuvet, revista de Saúde Pública” chamada “Uma Saúde” e foi-lhe atribuído um ISBN. Esta tarefa, cujo responsável foi o coordenador técnico da América Latina, teve grande sucesso e permitiu a publicação de 2 números em 2010 e 2011.
- A reunião presencial do grupo em Mexicalli, México e em Lima, Peru, contribuiu para se iniciar a criação do Manual de SPV aplicando novas metodologias como “Estudos de Caso”. A reunião permitiu uma troca dinâmica entre os diferentes participantes no que respeita ao seu ponto de vista sobre a SPV. A partilha de diferentes experiências, conhecimento e compreensão, devido aos diferentes contextos sociais e económicos de cada país e universidades, teve um papel importante no enriquecimento do conhecimento dos participantes, essencial para o seu trabalho como professores e investigadores.
- Produção pela Universidade de Turim de DVDs didáticos na área de abate de animais para consumo. Estes DVDs foram enviados para diferentes universidades externas ao projecto na Europa, América Latina e África. Uma avaliação será feita de modo a estabelecer-se o que foi aprendido para poder usar-se futuramente. Os DVDs foram traduzidos nas 3 linguas oficiais do projecto: Português, Espanhol e Inglês.
- Organização de grupos de saúde pública compostos por estudantes. Esta é uma das medidas que terá mais impacto no futuro, a nível da comunidade, e que contribuirá para a sustentabilidade futura dos objectivos do projecto. Isto já foi conseguido por algumas universidades, tais como a Universidade Caetano Hereria no Peru, Universidade de Santa Catarina no Brasil e Universidade de La Salle na Colômbia.
- Como complemento das actividades mencionadas e com o objectivo de dar visibilidade ao projecto, várias conferências foram organizadas em 2010.
Os principais resultados alcançados através das actividades mencionadas foram:
- Melhoria da cooperação e relações inter-regionais entre redes e instituições dentro e entre as duas regiões (América Latina e Europa).
- Acordos e intercâmbios bilaterais: Foram feitos contactos com outras universidades de modo a iniciar projectos conjuntos de investigação. Como exemplo, um protocolo entre o Hospital de Évora, Portugal e a Universidade de Buenos Aires, Argentina, foi estabelecido, de modo a iniciar um projecto conjunto de investigação em zoonoses. Esta é uma acção prática que demonstra acordos bilaterais relevantes que foram estabelecidos e que tornarão possível todos os participantes dos projectos continuarem a trabalhar juntos e na direcção dos objectivos do mesmo. Também, como resultado do contacto com a Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM), um acordo bilateral foi iniciado com um professor da UNAM para visitar a Universidade de Évora e ficar em Portugal, participando activamente na implementação dos objectivos do projecto, especialmente na adaptação do curriculum acordado em Mexicalli. O trabalho desenvolvido vai testar a metodologia proposta e certamente influir na aplicação futura nas universidades da América latina.
- Contribuição de cada membro para o manual da SPV desenvolvendo estudos de caso partilhados através da plataforma moodle com todos os outros membros de cada grupo de trabalho.
- Submissão de artigos para publicação na revista Sapuvet, escritos por vários membros do projecto.
- Finalização da versão espanhola do vídeo didático sobre “ abate de gado” e das versões espanholas e italianas do CD-ROM (Neobook) interactivo de auto-aprendizagem sobre “ Boas práticas no abate e inspecção de carcassas” pela Universidade de Turim. Distribuição de cópias do DVD sobre “Abate de aves” e “Abate de coelhos” a todos os membros dos projectos e instituições colaboradoras.
- Criação, melhoria e validação de uma plataforma de trabalho baseada na Web, a plataforma de ensino moodle http://projectos.moodle.uevora.pt/course/view.php?id=77, totalmente funcional e a ser utilizada pelos grupos de trabalho do projecto, membros e colaboradores. O fortalecimento e desenvolvimento dos grupos de trabalho foi conseguido pela integração de novos parceiros/colaboradores como por ex. um colega da Universidade de Baja Califórnia, Mexicali, México e um colaborador de Universidade de Zaragoza, Espanha.
- Entre todas as Universidades e graças à iniciativa da Dr. Katinka DeBalogh, um estudo de atitudes e percepções sobre “Uma Saúde” está a ser desenvolvido.
Ao longo deste ano, fortaleceu-se o trabalho de equipa, intercambios bilaterais e investigações conjuntas, o manual de SPV começou a ganhar forma, materiais didáticos para uso comum foram produzidos, os membros participaram em diversas conferências ajudando a disseminar o projecto Sapuvetnet III e houve uma motivação crescente para continuar a trabalhar e atingir os objectivos do projecto.
|
|
|
 |
|
Faça download aqui deste resumo. |
Ao longo deste período o trabalho realizado pelo projecto manteve-se de acordo com os objetivos propostos no quadro dos objetivos de desenvolvimento do milénio e do conceito de Uma Saúde. Os laços entre as universidades Sul Americanas e Europeias foram reforçados, tendo-se aprofundado os objetivos e metodologias para um melhor ensino da Saúde Pública Veterinária (SPV).
De uma forma geral, as principais actividades desenvolvidas ao longo do ano foram:
- Produção de novos produtos, como uma canção e um vídeo, destinados a apoiar campanhas contra a raiva em regiões onde esta é um problema de saúde pública, como a América Latina. Estes produtos estão a ser traduzidos para as 3 línguas oficiais do projecto.
- Inicio da produção de outros materiais de ensino não convencionais, dirigidos a uma audiência jovem, também para apoiar campanhas contra a raiva.
- Edição da nossa revista de saúde pública com dois números publicados em 2011; Revista SAPUVET III (Jan-Jun 2011) e Revista SAPUVET IV (Jul –Dez 2011).
- Estabelecimento de grupos de trabalho de estudantes em Saúde Pública Veterinária e mailing list, respetiva, com o surgimento de novos grupos em Portugal, Argentina e Chile. Estes grupos permitem que os estudantes tenham contacto com problemas de saúde pública observados nas comunidades.
- Duas reuniões presenciais do projecto, com lugar em Valdivia – Chile e em Roma – Itália, que contribuíram para a revisão do manual de SPV e para o planeamento do desenvolvimento de novos materiais didácticos.
- Progrediu-se no que respeita à proposta para o estabelecimento de competências necessárias no currículo para a educação em Saúde Pública Veterinária.
- Como complemento às atividades mencionadas acima e com o objetivo de dar visibilidade ao projeto, organizou-se e participou-se em diversas conferências. Alguns parceiros como Turim, Évora, México, Uruguai e Espanha, participaram em conferências/congressos/encontros (para além das reuniões de coordenação do projecto) e promoveram/disseminaram as actividades e produtos SAPUVETNET.
- Continuação do desenvolvimento e melhoramento da página Web.
- Análise e desenvolvimento de uma nova área, “Actividades Assistidas por Animais”, nas quais a Universidade de Évora (Portugal), através do projecto SAPUVETNET III, continua a apostar para desenvolver competências no treino de animais para trabalharem com pessoas.
Os principais resultados obtidos através das actividades referidas foram:
- Melhor cooperação e fortalecimento das relações entre redes e instituições dentro e entre as duas regiões (América Latina e Europa).
- Acordos bilaterais e intercâmbios: como resultado do contacto com a UNAM (Universidade Autónoma do México) um professor da mesma veio efetuar um período de trabalho em Portugal, participando activamente na implementação dos objetivos do projeto na Universidade de Évora, especialmente no que toca à adaptação do currículo acordado em Mexicalli. Um intercâmbio de sucesso!
- Fortalecimento da colaboração sul-sul através da participação dos parceiros do Peru, Chile e Uruguai numa atividade prática sobre Prevenção em Desastres Naturais, organizado por Cuba, o nosso parceiro com maior experiência na área.
- Aumento da colaboração norte-norte através do trabalho do parceiro de Grã -Bretanha que passou um período de tempo no Uruguai para troca de ideias e conhecimento e estabelecimento de projectos de investigação e programas de controlo de doenças zoonóticas.
- Submissão de artigos para publicação na revista SAPUVETNET, escrita por vários membros do projecto.
Ao longo deste ano, fortaleceu-se o trabalho de equipa, realizaram-se intercâmbios bilaterais e de investigação conjuntos, o manual de SPV está quase finalizado, produziram-se materiais didácticos para uso comum, bem como outros de carácter inovador para a população mais jovem e os membros participaram em diversas conferências, ajudando a disseminar o projecto Sapuvetnet III. Tudo junto, contribuiu para a motivação crescente para se continuar a trabalhar e atingir os objectivos do projecto.
O resultado mais importante e significativo é que o grupo está motivado para continuar a trabalhar em conjunto após o projecto terminar e está já a estudar diferentes possibilidades para garantir a sustentabilidade do mesmo, sendo uma das hipóteses a formação de uma associação internacional sem fins lucrativos.
|
|
|
|
|
 |
|
Webdesign: Patricia Baltasar e Cristina Brázio |2010| |